terça-feira, 6 de novembro de 2012

INTERCÂMBIO CULTURAL.

O segundo semestre de 2012, no Colégio Estadual Deputado José de Assis, tem sido de grandes expectativas e esperanças. Passado o tempo de imenso calor, chegam as chuvas e, com elas, a alegria e o frescor do clima.
Acabado o primeiro semestre, nos despedimos da estudante Tua Maria Siobhon, estudante da Suécia que fez intercâmbio cultural em nossa escola, buscando aqui o aprendizado da língua portuguesa. Foi um ano intenso: entre agosto de 2011 e julho de 2012. No início, comunicava-se, através do inglês, com as professoras de língua inglesa do colégio. Ao sair, já se comunicava bem na língua portuguesa, demonstrando compreensão auditiva, escrita e oral boa.
Essa experiência de intercâmbio marcou nossa escola e, sem dúvida, a vida da estudante sueca. Temos a esperança de que ela tenha levado consigo, além do conhecimento da língua portuguesa e de parte da cultura brasileira, o carinho de colegas, professores, professoras e demais profissionais que com ela trabalharam. Esperamos que tenha levado, ainda, muita experiência de vida, dos desafios que ela enfrentou e da dedicação que teve que empenhar no aprendizado da língua, da cultura e geral.

Nenhum comentário: