terça-feira, 6 de novembro de 2012

APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS

O Colégio Estadual Deputado José de Assis tem aberto suas portas para parcerias da Secretaria de Estado da Educação de Goiás com empresas. Nesse sentido, uma dessas parcerias tem sido o oferecimento do aprendizado de Matemática, para estudantes do Ensino Médio, com o uso de jogos e atividades lúdicas.
Esse trabalho é feito no entrosamento de professores e professoras de Matemática com a Professora Líria Alves Resplande, do Programa de Formação, da empresa Mediação Inovadora, parceira da SEE-GO. Junto com o corpo docente de Matemática, ela elabora jogos, com conteúdos diversos, específicos para cada ano, e os aplica, junto com o professor/a professora, possibilitando assim um aprendizado maior, lúdico e prático da matemática.
A complexidade dos cálculos matemáticos torna-se, portanto, mais compreensível e mais clara com a mediação das atividades aplicadas. Ora, a matemática, além do aprendizado dos números e dos cálculos, contribui efetivamente para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e da abstração (atividade mental, separada do concreto). A abstração se torna mais fácil quando parte do concreto e do simples para o complexo.
A matemática deixa de ser um ensino-aprendizado meramente teórico, de fórmulas, números e cálculos, e se mostra na prática efetiva, real. Não que isto não demande empenho e muito esforço. Mas que, continuando a exigi-los, tais empenho e esforço se tornam relativamente mais fáceis, abrindo para uma maior compreensão das informações e dos conhecimentos matemáticos. 

Nenhum comentário: