sexta-feira, 19 de setembro de 2008

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: O PROJETO AGENDA 21 NA ESCOLA JÁ.

O Projeto Agenda 21 na Escola Já foi um projeto nascido no ano de 2006, fruto do interesse educacional pelo cuidado do meio ambiente. O projeto foi proposto por Jorge Florêncio de Oliveira, então aluno do primeiro ano do ensino médio, orientado pela Professora Eurípia Basílio Simon, professora de Biologia. Montada a proposta do projeto, entre janeiro e fevereiro daquele ano, foi apresentada para uma comissão conjunta do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da Secretaria de Estado da Educação de Goiás(SEE -GO) e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás (SECTEC - GO). O projeto foi aprovado, porém, não sendo possível à Professora Eurípia dar continuidade no trabalho de orientação, solicitou ao Professor José Antônio Brazão, professor de Filosofia, que desse continuidade a tal trabalho, tendo sempre à frente o aluno Jorge. As atividades preliminares foram: divulgação geral da proposta do projeto, em cada sala de aula, nos três turnos; levantamento, junto às turmas, de alunos e alunas interessados em participar do projeto; primeiras reuniões aos sábados, de manhã. As reuniões iam das 08:00 às 12:00, tendo sido escolhido o sábado em razão de não ser dia diretamente letivo, não atrapalhando, assim, o andamento das aulas no colégio. Um total de quatro horas. Outras seis horas eram realizadas durante a semana, através de estudos e planejamentos das atividades, envolvendo o aluno responsável pelo projeto, o orientador e alguns alunos, em contra-turno.
Dentre as atividades coletivas realizadas pelo projeto encontram-se: mutirão de limpeza da escola, plantio e cuidado de mudas de árvores, vídeo-debates de documentários e filmes ligados à ecologia (por exemplo: O Dia Depois de Amanhã), reciclagem de materiais (montagem de objetos úteis e brinquedos a partir de materiais recicláveis limpos), limpeza de calhas e canaletas para evitar proliferação do mosquito da dengue, campanha contra a dengue (cartazes e atividades), visitas ao Memorial do Cerrado(da UCG), plantio de sementes de flores para fins de ajardinamento da escola, plantio de bananeiras, estudo e discussão de textos relacionados ao meio ambiente e à ecologia.
Os participantes tiveram também o contínuo cuidado de registrar as atividades realizadas, por meio de planejamentos escritos e de anotações - material arquivado em pastas - e por meio de fotografias.
O projeto, desde o início, foi sempre apoiado pelos corpos docente (professores e professoras) e administrativo(direção, secretaria e coordenações), que deram todo o incetivo necessário para o seu desenvolvimento e a realização dos fins por ele propostos.
Em 2007, foi conduzido pela aluna Patrícia da Silva Machado, então aluna do segundo ano, que vinha participando desde 2007, também orientada pelo Prof. José Antônio Brazão.
O projeto teve uma parada a partir da segunda metade do segundo semestre de 2007. Há, atualmente, a idéia de se retomá-lo a partir de 2009 e, daí em diante, mantê-lo em contínuo funcionamento, dada a relevância de sua proposta e de sua ação para o bem educacional dos estudantes e também da sociedade goiana.
A preocupação com o meio ambiente deve envolver toda a sociedade.

2 comentários:

Elenice disse...

Um belo projeto.
prof. Elenice

jorge disse...

Um excelente projeto, me orgulho de ter estado presente nele, grandes ideias e objetivos foram propostos e almejados, sucesso para todos nos.
Jorge Florencio de Oliveira