sexta-feira, 19 de setembro de 2008

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: O PROJETO "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRABALHANDO VALORES".

Buscando realizar seu papel educacional e social, o Colégio Estadual Deputado José de Assis também se envolve em projetos relacinados ao meio ambiente. Dentre esses projetos encontra-se o Projeto Educação Ambiental: Trabalhando Valores. Tal projeto teve seu início no ano de 2003, com a Professora Francisca Lélis Cardoso Silva e, a partir de 2004, levado adiante pela Professora Sibele Ludmila Ferreira Rosa, envolvendo particularmente as turmas do ensino fundamental do turno vespertino. A idéia inicial era a de oferecer uma formação que, além dos conteúdos disciplinares propriamente ditos, envolvesse as turmas num engajamento em prol do bem-estar do meio ambiente e, com este, da própria sociedade, despertando e aprofundando a preocupação com a proteção do mundo natural próximo.
Dentre as atividades desenvolvidas por este projeto encontram-se:
1) Projeto Dengue - envolver as turmas num trabalho de combate contínuo ao mosquito da dengue, eliminando focos e despertando alunos e, até mesmo, os pais para a importância de travar uma batalha constante contra a proliferação daquela perigosa doença.
2) Conservação da escola - realizar atividades que promovessem uma maior e eficaz conservação da escola, contribuindo, conseqüentemente, para o bem-estar e para o aprendizado daqueles que dela fazem parte.
3) Horta medicinal - despertar nos alunos participantes e nas turmas o cuidado com o uso de plantas medicinais caseiras, evitando possíveis intoxicações e ajudando a combater pequenos problemas e pequenas situações de mal-estar. Tal proposta tinha seu lado teórico e seu lado prático. No âmbito do teórico, o estudo, junto com os participantes, das plantas medicinais mais utilizadas em Goiás e em outras regiões brasileiras, jamais expondo a vida em risco. No âmbito prático, o início de criação de uma horta contendo plantas medicinais comuns, simples e não-tóxicas.
4) Reciclagem - aproveitamento de materiais recicláveis, produzidos, especialmente, dentro da escola, evitando, assim, que boa parte deles fosse lançada no meio ambiente, causando poluição. Um cuidado constante com o bem-estar dos participantes, envolvendo cuidados específicos quanto ao manuseio daqueles materiais. Para tanto, orientações teóricas e práticas por parte da Professora Sibele foram fundamentais.
5) Educação alimentar - além do cuidado do meio ambiente propriamente dito, o cuidado do corpo, por meio de uma alimentação simples, variada e rica em nutrientes benéficos. Também através de estudos teóricos e atividades práticas.
6) Biomas brasileiros - conhecimento dos biomas brasileiros e de sua importância vital para a sociedade brasileira e mundial.
Envolvendo a participação dos estudantes, a proposta do projeto é contribuir para formar cidadãos cônscios do bem-estar do mundo natural e de cada ser humano do planeta, começando pela própria escola.

Nenhum comentário: