Educação e meio ambiente andam juntos, com certeza. O Projeto "Hortifruti-Cultura" vem sendo desenvolvido, há vários anos, pelo Prof. João Camargos, no Colégio Estadual Deputado José de Assis. Tal projeto envolve estudantes do ensino fundamental do turno vespertino, estando aberto à participação de quaisquer outros interessados. Dentre as atividades desenvolvidas por este projeto estão:
1) O plantio de árvores frutíferas em parte do terreno livre da escola. Há, de fato, vários pés de acerola plantados e constantemente cuidados pela equipe do Prof. João. Na época de produção de frutos, estes servem como complemento à merenda escolar, enriquecendo-a com vitaminas e substâncias vitais contidas nas frutas.
2) O plantio de horta escolar. Orientados pelo Professor João Camargos, os participantes do projeto abrem canteiros, misturam o adubo e outros ingredientes necessários ao bom desenvolvimento das hortaliças, plantando aí sementes de variados tipos - chicória, couve, alface, cenoura, etc. É outra fonte de enriquecimento da merenda escolar.
3) Visitas. Preocupado com a formação dos participantes e de outros alunos e alunas, o Professor João também tem proposto visitas. Neste ano de 2008, por exemplo, as turmas do vespertino foram levadas para uma visita à SANEAGO, agência governamental encarregada de cuidar da água nossa de cada dia. Todos foram muito bem recebidos. Funcionários da SANEAGO levaram os e as estudantes para uma visita às instalações e para o conhecimento do processamento e a purificação da água desde sua fonte original até sua chegada às casas. Ora, a água é um produto fundamental, servindo para beber, para a limpeza do corpo, a limpeza e o preparo de alimentos.
Curiosamente, pode-se ver que, além do aprendizado disciplinares, estudantes aprendem também a cuidar de elementos básicos para a vida do dia-a-dia. Ao aprender a plantar e a cuidar de árvores frutíferas, a montar e a cuidar de uma horta, além de cuidar do meio ambiente, também introduzem uma fonte barata de alimentação em suas casas, aproveitando melhor o próprio quintal. É um aprendizado de saúde, cuidado da vida, do meio ambiente e de economia. Uma vez aprendido, isto fica, com certeza, para a vida toda, além de trazer boas lembranças do tempo escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário