segunda-feira, 26 de abril de 2010

PROJETO MEU GIBI CONTRA A DENGUE




As Professoras Míriam, de Língua Portuguesa, e Damiane, Dinamizadora da Biblioteca no período vespertino, vêm desenvolvendo um projeto fundamental no combate contra a dengue: o Projeto Meu Gibi Contra a Dengue. Juntamente com alunos e alunas da 6a série do Ensino Fundamental,
as professoras estão trabalhando com a montagem e o estudo de um gibi relacionado ao combate à dengue.
Além de proporcionar informações relevantes a respeito da dengue e de como evitá-la, o gibi contribui para o desenvolvimento da linguagem escrita e oral dos e das estudantes. Escrita, porque estes precisam ler e expressar-se por escrito a respeito do conteúdo. Oral, porque têm que discutir ideias sobre essa doença perigosa. Ambas linguagens, escrita e oral, são e serão fundamentais ao longo da vida. Saber expressar-se bem por meio das duas, de forma correta, precisa e adequada, pode fazer muita diferença ao longo da vida, tanto no campo intelectual quanto no campo do trabalho.
Ao entrar na luta contra a dengue, o Col. Est. Dep. José de Assis assume um papel de extrema relevância na formação de pessoas preparadas para a vida e de cidadãos conscientes da importância de sua contribuição para o bem-estar de toda a coletividade social.

Aulas de Educação Sexual para os Ensinos Fundamental e Médio.

A Professora Elenice apresenta um vídeo da TV Escola para alunos e alunas do endino Médio sobre o tema "ORIENTAÇÃO SEXUAL". A seguir, um breve debate sobre o vídeo, juntamente com todos os presentes.
Auxiliando a Professora Elenice, a Professora Analice interpreta para o Arthur, um aluno especial,em língua de sinais, os conteúdos do vídeo, da fala da Professora Elenice e de colegas que contribuem para o debate a respeito do tema.
Uma das preocupações do Colégio Estadual Deputado José de Assis tem sido oferecer uma educação integral para seus estudantes. Nesse sentido, cumprindo uma determinação contida na Constituição Brasilieira e nas leis da educação, com destaque especial para os PCNs (Planos Curriculares Nacioniais), o colégio também tem-se voltado para a Educação Sexual, contribuindo para que as propostas do MEC, através de seus documentos e da TV ESCOLA, cheguem àqueles e àquelas a quem se dirige diretamente a educação.
Educação sexual vai muito além da simples preocupação com a interação entre as pessoas na reprodução e conservação da espécie humana. Ela envolve uma preocupação com toda a sexualidade humana, aqui entendida como uma das formas essenciais de convivência humana, perpassando todo o viver humano. Aprender a lidar com a sexualidade é aprender a conviver melhor com as pessoas e relacionar-se muito bem com elas e consigo mesmo, na busca de um crescimento mútuo em todos os aspectos da vida.
A sexualidade envolve amor, respeito, generosidade, carinho, caráter e uma série de valores fundamentais à convivência entre pessoas. A formação de bons cidadãos e boas cidadãs passa, sem dúvida, pela preparação para um bem viver da sexualidade, para a saúde psíquica e corporal, integrando o ser humano como um todo, consigo mesmo, com a sociedade e com o mundo natural de que faz parte.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

ENTREGA DE PRÊMIOS AOS VENCEDORES DO CONCURSO DE REDAÇÃO DE 2010: "O QUE FAZER PARA COMBATER A DENGUE?"







No dia 12 de abril de 2010, no período matutino, foram entregues as medalhas de honra ao mérito a todos os vencedores do Primeiro Concurso de Redação de 2010, cujo tema escolhido foi: "O que fazer para combater a dengue?"
Tal concurso teve e tem, anualmente, por finalidade despertar o interesse de todos os alunos do colégio para Redação e Língua Portuguesa, matérias fundamentais no campo o aprendizado de alunos e alunas e, ao mesmo tempo. Os critérios utilizados na correção foram a atualidade do tema, a correção e a precisão no uso da linguagem escrita, a capacidade de enfocar o tema e buscar respostas para a questão, respeitando os processos linguísticos próprios da língua portuguesa.
O concurso foi coordenado pela Professora Valéria Rangel, que leciona Língua Portuguesa e trabalha como dinamizadora da biblioteca no turno matutino, contando com o apoio de profissionais da língua portuguesa que trabalham no colégio.
Resultado final:
Ensino Médio:

Jossivan Mesquita - da turma E1M03 - 1º lugar.
Jefferson Matheus J. do Nascimento - também da turma E1M03 - 2º lugar.
Fernanda de Souza Penha - da turma E3M01 - 3º lugar.

Ensino Fundamental:

Talita Borges da Silva - da turma 9FM03 - 1º lugar.
Aurea Natália Ferreira de Brito - da turma 9FM01 - 2º lugar.
Bianka Guimarães de Lima - da turma 9FM01 - 3º lugar.
O tema escolhido é de grande relevância, em razão de tratar de um problema que atinge toda a sociedade brasileira. Ao colocá-lo em discussão, o Colégio Estadual Deputado José de Assis quer levar seus alunos e alunas a uma reflexão séria sobre o assunto, na busca de possíveis soluções para combater essa doença perigosa que é a dengue. Com isto, o colégio dá mais uma contribuição de extrema importância para a sociedade goiana, goianiense e brasileira, formando cidadãos e cidadãs preocupados com o bem-estar de todos e com o bem comum.

PARABÉNS A NOSSOS ALUNOS E ALUNAS!
PARABÉNS A CADA PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO QUE COLABOROU EFETIVAMENTE PARA QUE ESSE CONCURSO ACONTECESSE!