segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aulas de Educação Sexual para os Ensinos Fundamental e Médio.

A Professora Elenice apresenta um vídeo da TV Escola para alunos e alunas do endino Médio sobre o tema "ORIENTAÇÃO SEXUAL". A seguir, um breve debate sobre o vídeo, juntamente com todos os presentes.
Auxiliando a Professora Elenice, a Professora Analice interpreta para o Arthur, um aluno especial,em língua de sinais, os conteúdos do vídeo, da fala da Professora Elenice e de colegas que contribuem para o debate a respeito do tema.
Uma das preocupações do Colégio Estadual Deputado José de Assis tem sido oferecer uma educação integral para seus estudantes. Nesse sentido, cumprindo uma determinação contida na Constituição Brasilieira e nas leis da educação, com destaque especial para os PCNs (Planos Curriculares Nacioniais), o colégio também tem-se voltado para a Educação Sexual, contribuindo para que as propostas do MEC, através de seus documentos e da TV ESCOLA, cheguem àqueles e àquelas a quem se dirige diretamente a educação.
Educação sexual vai muito além da simples preocupação com a interação entre as pessoas na reprodução e conservação da espécie humana. Ela envolve uma preocupação com toda a sexualidade humana, aqui entendida como uma das formas essenciais de convivência humana, perpassando todo o viver humano. Aprender a lidar com a sexualidade é aprender a conviver melhor com as pessoas e relacionar-se muito bem com elas e consigo mesmo, na busca de um crescimento mútuo em todos os aspectos da vida.
A sexualidade envolve amor, respeito, generosidade, carinho, caráter e uma série de valores fundamentais à convivência entre pessoas. A formação de bons cidadãos e boas cidadãs passa, sem dúvida, pela preparação para um bem viver da sexualidade, para a saúde psíquica e corporal, integrando o ser humano como um todo, consigo mesmo, com a sociedade e com o mundo natural de que faz parte.

Nenhum comentário: