terça-feira, 27 de novembro de 2012

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2013

O Colégio Estadual Deputado José de Assis abriu o período de matrículas para todos os(as) interessados(as). Vai até o início de 2013 (primeiros meses).
O colégio oferece:

ENSINO FUNDAMENTAL - de 7a à 9a série. No período vespertino.

ENSINO MÉDIO. Nos períodos matutino e noturno.

ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE - Técnico em Informática. No período matutino.

Relação dos DOCUMENTOS exigidos para a matrícula:

a) DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA OU HISTÓRICO DO ENSINO FUNDAMENTAL E/OU MÉDIO.
b) XEROX DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
c) XEROX DE IDENTIDADE.
d) XEROX DO CPF do(a) estudante que tenha acima de 15/16 anos e do(a)(s) responsável(is) (para qualquer idade dos e das estudantes).
e) XEROX DE COMPROVANTE DE ENDEREÇO COM CEP.
f) 01 (uma) FOTO 3 X 4 RECENTE.
g) 01 (um) CHAMEQUINO (DOAÇÃO, se possível, mas não obrigatório).

Além das salas de aulas, o colégio dispõe de boa biblioteca e de laboratório de informática.
Os livros são emprestados, de forma gratuita, para os e as estudantes através do Programa Nacional do Livro Didático, do MEC/FNDE, do governo federal em parceria com a SEE - GO.
O colégio também participa do Programa Mais Educação, do MEC, do governo federal em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Tal programa consta de aulas de reforço (oficinas) de Língua Portuguesa e Matemática e oficinas de capoeira, educação ambiental e futsal, totalmente gratuitas, para os e as estudantes do Ensino Fundamental. Tais oficinas são oferecidas em contraturno, isto é, no turno matutino, tendo aulas de reforço e lanche totalmente gratuitos. Exige-se, porém, o empenho, a seriedade e a dedicação dos(as) participantes. Futuramente, deverá haver também para o Ensino Médio.

O colégio ainda oferece aulas de DANÇA, em parceria com o Projeto Ciranda da Arte, da SEE - GO. São totalmente gratuitas, mas também demandando empenho, seriedade e dedicação da parte dos(as) interessados(as). As aulas de dança são abertas para estudantes dos ensinos médio e fundamental.
Será uma grande satisfação ter você conosco!
Seja BEM VINDO(A)!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2012 - 2013

O Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEE-GO), também está presente no Colégio Estadual Deputado José de Assis.
O programa consta de oficinas de reforço escolar dos estudantes do Ensino Fundamental. No colégio há:
LETRAMENTO - Oficina de reforço escolar de Língua Portuguesa.
MATEMÁTICA - Oficina de reforço escolar de Matemática.
CAPOEIRA - Oficina de reforço escolar que trabalha os movimentos do corpo e a defesa pessoal, preocupada sempre com o bem-estar das pessoas.
FUTSAL - Oficina de reforço escolar em que são trabalhados os fundamentos do futebol de salão.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - grande novidade no colégio. Oficina que tem por finalidade contribuir para educar os estudantes para o respeito e a boa convivência com os mundos natural e humano.
TODAS AS OFICINAS SÃO GRATUITAS!
Ocorrem no turno matutino, como contraturno para os estudantes do Fundamental, da tarde.
O coordenador é o Professor José Antônio Brazão.
Os monitores de todas as oficinas são muito bem qualificados e preparados.
Você que é estudante do Ensino Fundamental, venha participar. Você só terá a ganhar!

COMBATE À DENGUE

O Colégio Estadual Deputado José de Assis tem-se empenhado firmemente no combate ao mosquito Aedes, transmissor do vírus causador da dengue. A dengue, de fato, pode ser fatal!
Ao longo do primeiro semestre e deste segundo semestre de 2012, várias visitas foram feitas pelo pessoal da Secretaria de Saúde, à qual queremos dar nossos imensos agradecimentos. Hoje, exatamente, está ocorrendo a aplicação de fumacê e de venenos próprios ao combate daquele mosquito, a fim de impedir sua proliferação.
Combater a dengue deve ser um compromisso e uma obrigação de todas as cidadãs e de todos os cidadãos, na busca do bem comum. Quando o colégio realiza este trabalho, além de evitar que a dengue chegue à comunidade escolar, evita também que se expanda na vizinhança. E cabe a todos os que moram nos arredores, bem como a toda a população, o combate aos focos, possíveis e efetivos, do mosquito.
Dez minutinhos toda semana, para retirar aquela água parada nas tampinhas, nas vasilhas e vasilhames espalhados pelo quintal, para virar de cabeça para baixo as garrafas abertas, dentre outras atitudes simples, podem fazer enorme diferença, trazendo benefícios imensos à família e à coletividade, evitando o contágio e o espalhar da dengue. Pense nisto. Faça acontecer! Você e toda a comunidade só terão a ganhar. E é, de fato, muito simples!

APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS

O Colégio Estadual Deputado José de Assis tem aberto suas portas para parcerias da Secretaria de Estado da Educação de Goiás com empresas. Nesse sentido, uma dessas parcerias tem sido o oferecimento do aprendizado de Matemática, para estudantes do Ensino Médio, com o uso de jogos e atividades lúdicas.
Esse trabalho é feito no entrosamento de professores e professoras de Matemática com a Professora Líria Alves Resplande, do Programa de Formação, da empresa Mediação Inovadora, parceira da SEE-GO. Junto com o corpo docente de Matemática, ela elabora jogos, com conteúdos diversos, específicos para cada ano, e os aplica, junto com o professor/a professora, possibilitando assim um aprendizado maior, lúdico e prático da matemática.
A complexidade dos cálculos matemáticos torna-se, portanto, mais compreensível e mais clara com a mediação das atividades aplicadas. Ora, a matemática, além do aprendizado dos números e dos cálculos, contribui efetivamente para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e da abstração (atividade mental, separada do concreto). A abstração se torna mais fácil quando parte do concreto e do simples para o complexo.
A matemática deixa de ser um ensino-aprendizado meramente teórico, de fórmulas, números e cálculos, e se mostra na prática efetiva, real. Não que isto não demande empenho e muito esforço. Mas que, continuando a exigi-los, tais empenho e esforço se tornam relativamente mais fáceis, abrindo para uma maior compreensão das informações e dos conhecimentos matemáticos. 

INTERCÂMBIO CULTURAL.

O segundo semestre de 2012, no Colégio Estadual Deputado José de Assis, tem sido de grandes expectativas e esperanças. Passado o tempo de imenso calor, chegam as chuvas e, com elas, a alegria e o frescor do clima.
Acabado o primeiro semestre, nos despedimos da estudante Tua Maria Siobhon, estudante da Suécia que fez intercâmbio cultural em nossa escola, buscando aqui o aprendizado da língua portuguesa. Foi um ano intenso: entre agosto de 2011 e julho de 2012. No início, comunicava-se, através do inglês, com as professoras de língua inglesa do colégio. Ao sair, já se comunicava bem na língua portuguesa, demonstrando compreensão auditiva, escrita e oral boa.
Essa experiência de intercâmbio marcou nossa escola e, sem dúvida, a vida da estudante sueca. Temos a esperança de que ela tenha levado consigo, além do conhecimento da língua portuguesa e de parte da cultura brasileira, o carinho de colegas, professores, professoras e demais profissionais que com ela trabalharam. Esperamos que tenha levado, ainda, muita experiência de vida, dos desafios que ela enfrentou e da dedicação que teve que empenhar no aprendizado da língua, da cultura e geral.