terça-feira, 29 de maio de 2012

SIMULADOS

Há alguns anos, as equipes gestoras e o quadro de professores do Colégio Estadual Deputado José de Assis vem se preocupando muito com o preparo de nossos estudantes para provas como vestibular, ENEM e outras que eles terão que enfrentar ao longo da vida.
Nesse sentido, neste primeiro semestre de 2012, já foram realizados dois simulados, contendo baterias de questões das diferentes matérias escolares. O primeiro, ocorrido no primeiro bimestre, teve por objetivo as matérias científicas, exatas e biológicas. O segundo, ocorrido neste segundo bimestre, compreendeu questões de todos os conteúdos de ensino (simulado geral).
Cada simulado segue um padrão de número de questões e de tempo, com horários definidos e rigorosos, já treinando os estudantes para o que enfrentarão no futuro.
O que o colégio quer é que cada estudante faça o melhor e alcance todo bem necessário ao longo da vida cotidiana e profissional, tendo em vista a preparação para o mundo do trabalho.
Levar a sério os simulados e cumprir com prazos e horários devidos é imprescindível para o bem de todos os alunos e alunas. O bom desempenho destes ao longo da vida e a felicidade de cada um deles e delas é nossa grande preocupação e o que desejamos a todos.
Às mães e aos pais, bem como a todos os demais membros da comunidade escolar, por todo o apoio dado, nossos sinceros agradecimentos!

Horta Escolar

Juntamente com o cuidado no atendimento correto e orientado da alimentação oferecida nos lanches escolares, neste ano a Professora Ivone (Coordenadora da Merenda) e um grupo de amigos da escola deram reinício ao Projeto Horta Escolar. Esse projeto já existiu anteriormente no CEDJA, com o Professor João Camargo, que aposentou há um bom tempo. Era desejo retomar essa atividade e a oportunidade apareceu.
Atualmente, há vários canteiros, com diversos tipos de legumes e verduras plantados, que estão sendo muito bem cuidados pelas pessoas apresentadas. Juntamente com esses canteiros, pés de acerola, plantados pelo Professor João Camargo anos atrás, foram podados, receberam esterco e cuidados especiais.
A produção da horta e do pequeno pomar, seguramente, contribuirá para reforçar os alimentos oferecidos nos lanches escolares, dentro da preocupação com uma alimentação saudável, correta e de boa qualidade.
A horta já recebeu, inclusive, visitas do pessoal da Secretaria de Educação, que vem acompanhando de perto esse projeto tão positivo e que marca um diferencial na qualidade do ensino e do aprendizado oferecidos pelo Colégio Estadual Deputado José de Assis. 

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO 2012

A alimentação dos estudantes e da comunidade escolar é uma das grandes preocupações do Colégio Estadual Deputado José de Assis. A Professora Ivone, coordenadora da merenda, juntamente com a equipe da cozinha, têm tido sempre grande preocupação em oferecer lanches de boa qualidade, dentro dos padrões recomendados por equipes especializadas da Secretaria de Estado da Educação de Goiás - SEE-GO. Inclusive com acompanhamento e orientações de nutricionistas.
Neste mês de maio, o Colégio Estadual Deputado José de Assis teve o imenso prazer de receber, na Sala de Recursos Áudio-Visuais (R.A.V.), um grupo de nutricionistas que vieram fazer palestras sobre a alimentação e os cuidados com a saúde. De fato, pela boa, simples e correta alimentação passa o bem-estar da saúde de todas as pessoas, agregando-se aí a necessidade de exercícios físicos (uma caminhada diária, por exemplo) e hábitos de vida simples e saudáveis, evitando fumo e bebidas alcoólicas.
Cuidar da saúde é fundamental para se viver bem, de bem com a vida e feliz.
As nutricionistas falaram para estudantes e outros membros da comunidade escolar a respeito da pirâmide alimentar, de vitaminas, proteínas e uma série de substâncias benéficas presentes nos diversos tipos de alimentos. É claro, o equilíbrio é necessário e cada camada da pirâmide alimentar dá uma ideia da quantidade de cada tipo de alimento que é necessária ao bem viver e à disposição.
Uma correta alimentação contribui, sem dúvida nenhuma, para o bom desenvolvimento e a manutenção dos diversos sistemas responsáveis pelo funcionamento do corpo humano. Uma alimentação correta e simples, colorida e natural, ajuda imensamente no desenvolvimento da inteligência, tão necessária ao aprendizado escolar.
O grupo de nutricionistas falou ainda dos perigos da bulimia e da anorexia, resultantes da necessidade de seguir padrões de magreza e de beleza impostos pelo mundo social, particularmente apresentados pelos meios de comunicação social, que mostram modelos magras, atores e atrizes formosos. Isto leva ao desejo de seguir esses modelos/padrões, pondo em risco, seriamente, a saúde, tendo em vista a falta de acompanhamento alimentar por pessoas especializadas.
Uma alimentação simples, variada e colorida, seguindo a pirâmide alimentar, pode, com certeza, trazer enormes benefícios para o aprendizado escolar e para a vida de estudantes, mães, pais, professoras e professores, funcionárias e funcionários, tornando a todos mais saudáveis e felizes.
À Professora Ivone, juntamente com a equipe gestora e o grupo de nutricionistas que gentilmente vieram falar da alimentação, os sinceros agradecimentos de toda a comunidade escolar.

ROBÓTICA EDUCATIVA COMO MATÉRIA DE ESTUDO

Neste ano de 2012, o Colégio Estadual Deputado José de Assis resolveu implementar, como conteúdo escolar a Robótica Educativa. Nas diversas turmas, por meio de aulas semanais, tem sido possível um trabalho de reforço no aprendizado científico escolar.
De fato, a robótica educativa trabalha com conceitos científicos diversos, perpassando e dialogando com matérias como Química, Física, Matemática, dentre outras afins. Ela possibilita o aprendizado de montagens de robôs simples e de programação básica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, de manipulação de peças, de correção e melhoramento da estrutura do robô e do programa nele instalado.
O trabalho tem sido realizado pelo Professor Dinair Serradourada, já experiente com o Projeto Roboteka, da UFRGS em parceria com a SEE - GO. O trabalho com os robôs educativos traz um diferencial muito grande na compreensão das ideias e da prática científicas, estimulando e provocando a mente de cada estudante. Um dos interesses é, justamente, o de mostrar na prática a aplicação das ideias científicas estudadas em sala de aula.
O Professor Dinair é formado em Matemática pela UFG e leciona este conteúdo, há vários anos, no colégio.