quarta-feira, 30 de março de 2011

PROJETO ROBOTEKA: MONTAGEM DO PRIMEIRO ROBÔ EDUCATIVO DE 2011




















Ao longo do mês de fevereiro e início de março de 2011, o grupo de estudantes que faz parte do Projeto Roboteka montou o primeiro robô educativo de 2011, por eles chamado, carinhosamente, de Robô Golfista, justamente por ser uma de suas funções o lançamento de uma bola. O robô foi programado para seguir adiante, captar o alvo(uma bola azul) e lançá-lo adiante, através de um impulso dado por um dos braços daquele.

A seguir, apresentaram para várias turmas do colégios.

PRIMEIRA REUNIÃO PEDAGÓGICA DE 2011





No mês de fevereiro de 2011 ocorreu a primeira reunião pedagógica do CEDJA, tendo contado com muitos docentes, subdivididos pelos turnos, juntamente com a equipe diretora e as respectivas coordenações.

As reuniões pedagógicas são de vital importância, no sentido de possibilitarem uma revisão de atividades, repassarem novidades e informações da Secretaria de Educação e de contribuírem para a preparação das atividades futuras.

PREPARAÇÃO DO KIT PARA MONTAGENS DE ROBÔS EDUCATIVOS






No início de fevereiro, estudantes e professores participantes do Projeto Roboteka reuniram-se para separar as peças do novo kit de robótica educativa recebido da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio do CRECIEM-Centro de Referência Para o Ensino de Ciências e Matemática, pertencente à Secretaria de Educação de Goiás. A separação foi demorada, detalhada e registrada. Com as peças separadas e organizadas será possível um trabalho mais rápido e organizado de montagem de robôs educativos, contribuindo, assim, para o aprendizado científico mais rico, profundo, interessante e prático de nossos estudantes.

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA PROFESSORA MARIÂNGELA




O início das atividades do Colégio Estadual Deputado José de Assis foi marcado também pela comemoração do aniversário da Professora Mariângela, diretora. Além deste, a cada reunião pedagógica, o colégio tem o cuidado de comemorar, de forma simples, os aniversários de cada funcionário e docente. Celebrar a vida, com efeito, é celebrar um presente de Deus.

PROJETO ROBOTEKA 2011 Planejamento





O Projeto Roboteka, em sua primeira reunião de 2011, durante a qual foram lidos e debatidos ofícios e e-mails relacionados ao projeto, apresentado o novo kit Lego Mindstorm para montagem de robôs educativos. Esse projeto tem por finalidades contribuir para o incremento do aprendizado e do interesse pela área de ciências naturais, físicas e matemática no colégio, ampliar os conhecimentos científicos de nossos estudantes e despertar vocações possíveis vocações científicas.

O Projeto Roboteka é coordenado pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás, por meio do CRECIEM-Centro de Referência Para o Ensino de Ciências e Matemática. Dele participam várias escolas da cidade de Goiânia. É um projeto piloto que conta, inclusive, com apoio e atenção federal do MEC-Ministério da Educação.
Esse projeto é realizado uma vez por semana, através de reunião, durante a qual o grupo de estudantes nele envolvido, contando com o apoio e a presença de professores, desenvolve projetos de montagem virtual (em tela de computador) e prática de robôs educativos. Montados estes, o grupo leva-os a todas as turmas do colégio, contribuindo assim para que os objetivos do projeto sejam estendidos aos demais.

Acompanham o Projeto Roboteka, no Col. Est. Dep. José de Assis (CEDJA), a Professora Eurípia B. Simon, de Biologia e Ciências, e os Professores Dinair Serradourada, de Matemática, e José Antônio Brazão, de Filosofia e do Laboratório de Informática Escolar. Conta ainda com o apoio da Professora Elenice Vilela, de Inglês e que trabalha, no matutino, no Laboratório de Informática.

Todas as atividades do projeto são registradas por meio de fotos e documentos escritos, nos quais constam também as assinaturas dos participantes, a cada semana.

Em um mundo globalizado, em que os meios tecnológicos e de comunicação avançam continuamente, o Brasil precisa, sem dúvida, desenvolver, cada vez mais, o interesse e vocações científicas, pensando no hoje e no futuro de seu desenvolvimento. O aprendizado da tecnologia passa, necessariamente, pelas formas ordinárias de educação. Daí a preocupação de todos os órgãos envolvidos: MEC, UFRGS, SEE-GO, CRECIEM e o próprio CEDJA.

Os professores chamam sempre a atenção de todos os participantes para a necessidade de planejamento, tendo em vista que este dá direção, organização e aplicação às atividades que deverão ser realizadas ao longo de cada bimestre.

O Projeto Roboteka vem sendo preparado e desenvolvido desde o segundo semestre de 2009 e aplicado, efetivamente, nos colégios escolhidos de Goiânia, com a obtenção do primeiro kit de robótica educativa, desde o segundo semestre de 2010. Atualmente avança com segurança em nosso colégio e, sem dúvida, nos demais. E conta com o apoio decisivo da equipe diretora e todos os demais membros da comunidade escolar.

Reuniões e cursos frequentes ocorrem, para estudantes e professores, no CRECIEM e/o no NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional de Goiânia, para manter e aperfeiçoar, mais e mais, o Projeto Roboteka. E relatórios são enviados ao CRECIEM (representante da SEE-GO), à UFRGS e, desta, ao MEC, possibilitando um acompanhamento, de perto, de cada escola envolvida.

Nosso colégio orgulha-se de ter sido escolhido pela Secretaria de Educação para participar deste projeto, tão importante para o aprendizado de nossos estudantes, e vem se empenhando por levá-lo com muita seriedade e grande empenho.

Parabéns a todos os envolvidos e, de modo especial, a todos os alunos, alunas, professores e professoras que se esforçam por oferecer o melhor de si mesmos para que o Projeto Roboteka tenha bom desenvolvimento e alcance seus objetivos.

PRIMEIRO BIMESTRE DE 2011 Planejamento Anual

A Profa. Mariângela, Diretora, dá as boas vindas a todos e apresenta as linhas gerais das atividades da semana. As coordenadoras pedagógicas e de turno apresentam assuntos gerais, referentes à vida escolar para os quais a atenção precisa ser levada em consideração.
Partes da comunidade escolar presentes à reunião.

A Profa. Ivone, que cuida da Merenda Escolar, falou a respeito desta e do cuidado que o colégio tem tido com a alimentação e com a saúde de seus estudantes.

Palestra sobre MOTIVAÇÃO.
A palestra sobre motivação teve por fim contribuir

eficientemente para um início de ano escolar muito motivado

e levado com muita seriedade e vontade por toda a comunidade.

Atividade em círculo, aliada à discussão de questões escolares

e possível para aplicação em sala de aula.
Em janeiro de 2011, a reunião de planejanento anual contou com a presença forte da comunidade escolar. Durante uma semana, várias atividades foram realizadas: boas vindas a todos dadas pela equipe diretora, palestra sobre motivação, discussão do atual Plano Decenal de Educação, planejamento de conteúdos, apresentação e discussões a respeito de documentos e ofícios da Secretaria de Educação e da Subsecretaria Metropolitana da Educação, calendário escolar e outros assuntos fundamentais para o bom andamento das atividades escolares em 2011.