segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PROJETO CANTEIROS. Profa.Walquíria Rangel.

Na linha do trabalho com a área do meio ambiente, a Professora Walquíria Rangel vem realizando um trabalho muito interessante com a modelação de canteiros próximos às salas de aulas, com plantio de tufos de grama, mudas de árvores e flores. Canteiros que antes serviam apenas como passeio de um lado a outro dos corredores das salas, ocupados apenas por terra pisada, atualmente vêm tomando uma forma esverdeada e colorida. As mudas, à medida em que forem crescendo também trarão sombra e alívio nos tempos de calor intenso, além de uma maior oxigenação do ambiente escolar e da circunvizinhança do colégio.
Os benefícios desse projeto são imensos. Juntamente com os já apresentados, soma-se o fato de que, ao plantar grama, flores e mudas, o corpo estudantil vai aprendendo a proteger e a amar a natureza, uma das razões do trabalho educativo. No que diz respeito ao meio ambiente do entorno escolar, ao tomar esses cuidados, a escola cumpre um papel fundamental na melhoria e na qualidade da vida de muitos cidadãos, que aproveitarão dos benefícios diretos e indiretos desse cuidado do mundo natural no interior do colégio.
Este projeto e os elencados abaixo vêm de encontro com as atuais propostas educativas em âmbito nacional e estadual, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em programas conjuntos entre o MEC e o Ministério do Meio Ambiente. Dentre estes programas conjuntos encontra-se, por exemplo, a III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CIJMA), que se realizará no próximo ano, em Brasília. A atividade do projeto da Professora Walquíria realizada durante o III Mutirão de Limpeza e Revitalização da Escola (01/11/2008), por sua vez, veio de encontro ao que propôs a Conferência Escolar preparatória para a III CIJMA, realizada no mês de outubro deste ano.
De onde vêm os tufos de grama e as mudas? De doações espontâneas, livres, de estudantes e pais da comunidade escolar. Aliás, durante os mutirões realizados este anos e em outros momentos em que se cuidou diretamente dos canteiros, a presença de pais tem sido marcante, juntamente com seus filhos, algo extremamente positivo.